Dieta balanceada para uma vida mais saudável

Para ter uma alimentação saudável que favoreça a perda de peso é necessário realizar algumas mudanças nos hábitos alimentares e adotar algumas estratégias que permitam aumentar a sensação de saciedade e acelerar o metabolismo. Para saber como adotar uma dieta balanceada, confira as dicas que a Leader Nutrition preparou para você.

Muita gente confunde dieta saudável com grandes restrições no cardápio. Seguir uma dieta balanceada não significa eliminar grupos de alimentos ou passar muitas horas sem comer. Na dieta o que vale é priorizar alimentos nutritivos em cada refeição.

A famosa “gordurinha” localizada na barriga é uma das principais queixas daqueles que estão em busca de emagrecimento. Muitas vezes, mesmo após um emagrecimento significativo, os “quilinhos extras” continuam concentrados ali na região abdominal, causando insatisfação em muita gente. Isso porque perder peso e manter a forma são processos diferentes para cada tipo de pessoa.

Uma alimentação balanceada, que auxilia na eliminação da gordura e no melhor funcionamento do intestino, pode ajudar a diminuir aquela famosa “pochetinha” indesejada.

Alimentos que ajudam no emagrecimento

Os alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias.

Alimentos como a melancia, a aveia e a berinjela, salmão, abacate, gengibre, canela são ótimas opções para acelerar o metabolismo.

As oleaginosas também modulam positivamente o nosso metabolismo, mas não fazem milagres sozinhos se não estiverem associados à pratica de atividades físicas e suplementação.

As leguminosas como o feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.

Para quem gosta de tomar chá, o chá verde possui propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura. Isso acontece porque é rico em cafeína, um estimulante que ajuda a queimar gordura durante o exercício.

Outra dica de ouro é o consumo da linhaça. Ela é rica em antioxidantes e ômega-3, um tipo de gordura boa que ajuda no controle do colesterol e que diminui a inflamação no organismo, facilitando o processo de emagrecimento. Além disso, a linhaça é rica em fibras que melhoram a digestão e aumentam a saciedade.

Já as opções ricas em açúcares e carboidratos refinados, principalmente a farinha de trigo, devem ser evitadas pois contribuem com a formação da famosa “barriguinha” ou gorduras localizadas, além de colaborarem com o surgimento de doenças como obesidade, hipertensão e com o aumento dos níveis da glicose e da insulina do sangue.

Suplemento proteico: um aliado para sua dieta

Os suplementos proteicos são grandes aliados quando o assunto é alimentação saudável. Eles são fontes de energia, ajudam no ganho de massa muscular, incentivando o crescimento do músculo.

Whey Isolate Nitro NO2 é formulado com a mais pura proteína isolada do soro do leite, isento de açúcar e lactose. É uma das proteínas com mais alto valor biológico que fornece todos os aminoácidos essenciais e principalmente os BCAAs (Aminoácidos de cadeia ramificada: L-leucina, L-isoleucina e L-valina). São altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo, estimulando a síntese de proteínas musculares (hipertrofia), a tal ponto que alguns pesquisadores as classificam, como proteínas de metabolização rápida.

Para você que deseja ter uma Whey Isolate Nitro NO2 auxilia no ganho de massa muscular, além de conter 25 vitaminas e minerais.

Jejum intermitente: estratégia para o emagrecimento

Não é exatamente uma dieta e, sim, uma estratégia nutricional que alterna períodos de jejum maiores que os habituais.

Em outras palavras é uma estratégia alimentar que alterna períodos de jejum e períodos de alimentação balanceada. Não é uma dieta que dita exatamente o que você deve comer, mas sim o período ideal para as refeições.

Dieta low carb: vale a pena?

dieta low carb permite o consumo de todos os tipos de carboidratos, mas de forma bem reduzida. A maioria dos nutricionistas afirma que o consumo de carboidratos na low carb não pode ultrapassar os 150 g por dia; já outros dizem que o consumo carboidratos deve representar 40% ou menos das calorias diárias ingeridas —em uma alimentação “convencional”, os carboidratos fornecem de 50% a 60% das calorias.

Obviamente, para quem busca emagrecer e ter saúde, o ideal é excluir do cardápio carboidratos refinados (pão, bolos, macarrão, açúcar), que aumentam os níveis da glicose e de insulina do sangue —o que incentiva o acúmulo de gordura corporal. Os alimentos saudáveis e naturais, devem ser a base da alimentação. Nesta categoria, encontramos carnes, ovos e laticínios, incluindo manteiga e creme de leite. Na low carb, os vegetais, com a exceção daqueles ricos em amido (batata, mandioca), podem ser consumidos em abundância. Nozes e frutas com baixo açúcar (morango, abacate, coco) também estão liberadas.

O low carb é um tipo de cardápio que ajuda na saciedade, já que estimula o consumo de proteínas e gorduras, além de alimentos integrais e com mais fibras, que ficam no estômago por mais tempo, por isso a fome diminui —o que contribui para uma menor ingestão calórica e a redução oo estoque de gordura do corpo.

Dicas de hábitos que ajudam a emagrecer de forma saudável

Quer saber como emagrecer de forma saudável mudando alguns hábitos na sua rotina? A Leader Nutrition separou algumas dicas para você. Confira e anote:

  • Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar;
  • Prefira os alimentos integrais;
  • Consuma suplementos proteicos para dar mais energia e aumentar a massa muscular;
  • Durma bem. Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia;
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Invista em saladas. Elas proporcionam uma sensação de saciedade e ajudam você a comer menos nas refeições;
  • Evite alimentos com muito sódio, pois favorecem a retenção de líquidos;
  • Prefira preparações menos calóricas, como cozidos ou a vapor. Alimentos gratinados, fritos, à parmegiana ou à milanesa devem ser evitados;

Lembrando que antes de pensar em aderir a uma dieta, o melhor a fazer é procurar ajuda de um profissional, como nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista. E não esqueça: se, algum dia, você falhar na dieta, não desista.

Recomece novamente no dia seguinte. A persistência é a chave do sucesso de qualquer dieta.

Categorias

OUTRAS NOTÍCIAS

Choco Vegan

Quem não gosta de uma bebida quente nesse inverno? Essa receita promete variar o lanche

Você também pode gostar

Micronutrientes: O papel dos minerais na prática esportiva

Que praticar exercícios físicos e esportes pode proporcionar benefícios à saúde, composição corporal e aumento…

Hidratação – uma visão clínica dos benefícios de beber água

Em torno de 55% e 60% do peso do nosso corpo é formado por líquidos…

Choco Vegan

Quem não gosta de uma bebida quente nesse inverno? Essa receita promete variar o lanche…