5 benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada é uma atividade física que pode ser realizada por qualquer pessoa. Não importa a idade ou o seu condicionamento físico.
5-benefícios-da-caminhada-para-a-saúde

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A caminhada é uma atividade física que pode ser realizada por qualquer pessoa. Não importa a idade ou o seu condicionamento físico, caminhar pode trazer diversos benefícios para a saúde. Conheça agora como você pode potencializar os benefícios da caminhada para a saúde.

Caminhar é uma maneira simples e prática de perder calorias e emagrecer. Dependendo do tempo, da distância e da velocidade, a prática da caminhada pode ajudar a manter o peso ou a reduzir alguns quilinhos na balança. 

Então, o que acha de colocar o tênis e começar a caminhar hoje mesmo?

A caminhada é o primeiro exercício que vem à mente quando se deseja sair do sedentarismo de forma prática e saudável.

O ideal é começar com caminhadas mais leves, para o corpo se acostumar com o exercício. Uma vez iniciada, a caminhada pode ser feita de diversas maneiras: ao ar livre, na esteira, em piso plano ou em lugares com subidas e descidas.

Também é recomendado alternar o ritmo. Variar a estratégia e o local pode ser uma ótima solução para não cair na rotina e deixar o exercício mais prazeroso.

5 benefícios da caminhada para a nossa saúde

Se você estiver buscando cuidar da saúde, coloque um par de tênis e saia para caminhar! Andar traz diversos benefícios para o corpo e para a mente.

Para se manter firme no propósito de caminhar todos os dias, ter um companheiro de exercício é uma boa tática para nos manter mais motivado.

Caminhar em praças próximas da sua casa ou na vizinhança também são ótimas estratégias para estimular a socialização, fazer novas amizades e regular a frequência da atividade. 

A prática constante da caminhada intensifica o fluxo de oxigênio pelo corpo, também pode aumentar os níveis de cortisol e outros hormônios associados à nossa energia. 

Os especialistas destacam os grandes feitos do hábito para o coração: andar pelo menos duas horas e meia por semana — apenas 30 minutos por dia — ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos em até 30%.

Existe uma redução crônica da pressão arterial após a prática constante da caminhada.

A caminhada regular também contribui para a diminuição do risco de diabetes e colabora para o bom funcionamento dos pulmões. 

Além de fortalecer os músculos que sustentam essas articulações dos joelhos e quadris, outros grupos de músculos também são trabalhados, principalmente os músculos do coração, dos abdominais, dos braços e das costas

Outra vantagem da caminhada constante é a socialização. A prática pode ajudar a fortalecer vínculos familiares e de amizade. 

Estudos mostram ainda que caminhar pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, de depressão e do mau humor. Também melhora a autoestima e estimula funções cognitivas, como atenção, concentração e memória. 

As pessoas podem aproveitar a caminhada na rua para conhecer melhor o ambiente em que vivem, seu bairro ou até desfrutarem da natureza ao redor.

A prática da caminhada pode ajudar no processo de emagrecimento, já que a fonte de energia utilizada é a gordura acumulada no corpo. Assim, é possível promover a queima de gordura e aumentar o gasto calórico.

Além disso, para garantir os benefícios da caminhada para a saúde, é importante também que ela esteja ligada aos bons hábitos alimentares, à suplementação, adotando uma alimentação saudável e equilibrada.

Para dar mais resistência e contribuir com a recuperação muscular durante a prática da caminhada, o consumo de suplemento proteico é ideal para pessoas que necessitam de um aporte maior de proteínas na dieta, sejam atletas, praticantes de atividade física ou profissionais com grande desgaste físico.

Hi Blend Protein: um suplemento para dar mais energia para sua caminhada

HI-BLEND PROTEIN é um suplemento proteico composto por um blend equilibrado que combina as proteínas do soro de leite (concentrada, isolada e hidrolisada), proteína do leite e proteína da carne, rico em aminoácidos essenciais, principalmente BCAAs.

Isento de proteína de soja, o blend colabora no crescimento da massa muscular e da força, além de contribuir para a recuperação muscular.

Sua fórmula garante absorção das proteínas por um tempo prolongado, garantindo diferentes níveis de absorção – TIME RELEASE, em doze deliciosos sabores.

A formulação de proteínas, com variados níveis de liberação disponibiliza gradualmente os aminoácidos no organismo, melhorando a recuperação e aumento da massa muscular com ótima eficiência.

Benefícios da caminhada para a saúde

1. Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos.

2. Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

3. Diminui dores e melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.

4. Previne doenças cardiovasculares

As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão.

5. Evita a obesidade

Caminhar regularmente evita o acúmulo de gordura no corpo, evitando a obesidade. Isso acontece porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, geram maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea.

Dicas para uma caminhada mais saudável

É importante ter alguns cuidados durante a sua caminhada. É aconselhável começar com um ritmo mais leve para evitar lesões ou situações que podem comprometer o seu bem-estar, sendo recomendado:

  • Utilizar tênis confortável e roupas mais leves;
  • Fazer alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.
  • Beber água durante a caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, entre 11h e 16h.

Estes cuidados antes e durante a caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best